Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de abril de 2009

A ORIGEM DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS

IMAGENS: EDSON SILVA A correnteza e volume dágua é tão imensa, que chega a formar um imenso véu de noiva.
Caldeirão de Cima, pequeno povoado que deu origem a cidade de Palmeira dos Índios. População posterior formaram a cidade que se imortaliza até os dias atuais.



A Origem de nossa cidade segundo estudiosos, se deu no século 16, depois das cesmarias, e que Palmeira dos ìndios nasceu no povoado conhecido como Caldeirão de Cima. Sua história nos conta que seus primeiros habitantes se proliferaram naquela localidade, 50 anos atrás. O nome é conhecido como Caldeirão de Cima, pelo fato daquele local existir, grandes e imensos caldeirões, oriundos do próprio terreno de pedras, criado pela própria natureza. Os mesmos chegam a formarem verdadeiros caldeirões sobre suas rochas. Suas cachoeiras com sua nescente dágua cristalina, em abundância, própria para um saudável banho matinal, transformou aquele local numa beleza natural, e própria para se deliciar com banho, cuja queda dágua atinge seus 10 metros de altura, local adequado para fazer turismo ambiental.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

ADVOGADO IRÁ AO CNJ CONTRA TRT DE ALAGOAS

IMAGEN: EDSON SILVA
O advogado Hugo Lima, (foto) indignado com a sabotagem do TRT de Alagoas, no processo de pagamento da indenização aos antigos advogados de ofício de Alagoas demitidos em 1986, em decorrência de uma ação de inconstitucionalidade, que julgou a legislação estadual absolutamente nula, figurando entre os prejudicados a advogada Zaida Lins de Lima. A ação arrasta-se há mais de 20 anos, via recursos protelatórios da PGE, porém foi julgada procedente nos anos 90. Nesse período o estado pagou apenas em parte a indenização devida enquanto que os advogados autores recorreram pedindo pagamento integral do precatório. Na segunda etapa do processo, o estado perdeu todos os recursos e no ano passado foi autorizado o pagamento. Ocorre que apenas em parte, uma vez algúns dos defensores receberam o saldo de juros e correção, enquanto outros, sem motivo, foram excluidos do pagamento. Inesperadamente o processo foi arquivado intempestivamente, não obstante excluidos do pagamento vários dos reclamentes inclusive a Drª Zaida Lima. Quando o corregedor do TST, ministro Oreste Dalazen, o qual também integra o CNJ, veio fazer correição em Alagoas disse em entrevista coletiva, que constatou várias irregularidades no TRT alagoano, inclusive a baixa produtividade dos juizes trabalhistas alagoanos, enfatizou categoricamente sem réplica daquele colegiado. Aproveitando a deixa, a advogada alagoana fez uma representação ao corregedor destacando a irregularidade e favoritismo existente no TRT alagoano. Ressaltando que nos precatórios dos defensores o pagamento previlegiou uns, os quais receberam o saldo devedor sem dificuldade, enquanto ela e outros excluidos acintosamente, sem respeito a isonomia legal. Com a representação à corregedoria federal apressou-se no TRT alagoano o desarquivamento da Ação Trabalhista e deu-se continuação a sua tramitação até outubro de 2008, parando por aí. Reagindo o que ela acha sabotagem descabida ao seu direito líquido e demais companheiros encaminhou então nova denuncia não mais a corregedoria do TST, e sim ao Conselho Nacioanal de Justiça que tem poderes legais para aposentar e demitir juizes corruptos e irresponsáveis. Esperasse que a última representação ao CNJ seja formalizada e julgada em breve dias. O advogado da Drª Zaida Lima é seu próprio marido Hugo Lima o qual também é procurador de estado em Alagoas, o qual informa que irá a Brasília no dia do julgamento, irá fazer a sustentação oral do pedido quando relatará em todos os detalhes a vergonhosa falcatrua constatada na liquidação do precatório dos defensores públicos. Diz mais: quando o TRT alagoano foi instaurado no governo Collor o seu primeiro presidente Ozanir de Lavor, envolvera-se em atos ilícitos, segundo versão da imprensa, quer dizer, nasceu sôbre o manto da corrupção, afirma o advogado Hugo Lima.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

CIPÓS INDÍGENA NA MATA DE PALMEIRA

IMAGENS: EDSON SILVA
Dentre suas ocupações, o cipó é uma opção. Fazer seus exercícios pendurados num cipó, é costume matinal dos indígenas. Sua malhação predileta.

O Indío "Tibiriçá" e sua casa de taipa, mantendo a tradição indígena. Seu olhar desconfiado, astuto e matreiro a situação.

Cipó, Designação genérica das plantas sarmentosas ou trepadeiras que prendem das árvores e nelas se trançam. Encontrada nas grandes matas da região serrana em Palmeira dos Índios, servindo como divertimento aos indígenas, e fabricação para os conhecidos balaios artesanais encontrados nas feiras-livres da região para negociação. Confiantes no cipó, o indío Xucurú-Karirí não exita em fazer suas demonstrações de malabarismo como um grande trapezista sonhador, que para eles é só alegria, a aventura de estar pendurado num cipó com a ilusão de estar voando mais alto.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

O ABASTECIMENTO DOS ANTEPASSADOS

IMAGENS: EDSON SILVA
Convidado pelos indígenas, o Fotojornalista Edson Silva (a direita com acessório fotográfico tira-colo) o Índio Nildo, o professor e historiador Hugo Lima, e um acompanhante também da tribo Xucurú-Karirí.


O
Açude da Mata da Cafurna que abastecia Palmeira nos anos 50. Sua extensão tem aproximadamente 1000Mts. de compromento, 50Mts. de largura, e uma profundidade equivalente a um poste elétrico na posição vertical.



Localizada na região serrana da cidade, a Mata da Cafurna tendo aproximadamente seus 500 hectares de mata nativa, equivalente a 2000 tarefas, segundo o procurador e professor de história Dr. Hugo Lima, conhecedor de região. Ele nos conta como era abestecida Palmeira nos anos 50. Administrada por uma família tradicional da cidade, os Melo Mota, entre eles o deputado estadual Luorival de Melo Mota na época. Sua população se beneficiava do abastecimento do precioso líquido, que sanava a sede dos 5000 habitantes ( época) da nossa cidade. Anteriormente o abastecimento era feito dessa barragem conforme mostra a (foto) , que até a presente data acomula água em abundância, com uma extensão aproximadamente 1000Mts. de comprimento por 50Mts. de largura, sua canalização era feito de um barro especial que suportava a passagem da água sôbre forte pressão, levando a água por gravidade até a cidade, que não contava com o serviçpo de tratamento que temos atualmente.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

PALMEIRA SERÁ SEDE NO NE DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL

IMAGENS: EDSON SILVA

Palmeira dos Índios será a primeira cidade do Nordeste a implantar Empresa de Inseminação Artificial em Animais. Com grandes pecuaristas na região, a idéia é considerada um avanço tecnológico para quem vier precisar.




Com o objetivo de promover nossa cidade, e trazer empregos para o trabalhador do setor, o pecuarista palmeirense Abelardo Gomes, arrendou sua propriedade localizada no povoado Sabiá, zona urbana daquela cidade, à "Multi Veterinária" , que em parceria com um Grupo Empresárial Paranaense, irão implantar juntamente com um segundo Grupo da Holanda "Lagoa da Serra", a 1ª Empresa de Inseminação Artificial em Animais. A cidade passará a ter implantado um Centro de Treinamento para Inseminação Artificial, atendendo a toda região nordestina, facilitando aos pecuaristas circunvizinhos benefícios a quem desejar fazer transferências de embriões, onde a Empresa que está sendo implantada, trabalhará também com representação veterinárias. Para o pecuarista Abelardo, nos facilita a ida e vinda a outros estados para tal procedimentos.

domingo, 19 de abril de 2009

ABRIL 19, DIA DO ÍNDIO EM PALMEIRA

IMAGENS: EDSON SILVA

A imponente cidade de Palmeira dos Índios, berço do turismo alagoano, faltando somente interesse administrativo para agilizar seu potencial turístico.



O Índio "Tibiriçá" Xucurú-Karirí, exibe seu arco e flecha, e demonstra como usar para sua própria defeza caso seja atacado por inimigos.

O Índiozinho escolar, representando as características do verdadeiro Índio da região. Símbolo da comunidade indígena palmeirense.


Nessa data se comemora nacionalmente o dia do Índio. Suas descobertas e bravuras, levando em conta que os indígenas, não são todos que falam a mesma língua. Cada étnia fala uma língua diferente, em Palmeira dos Índios os Xucurú-Karirí tem sua maneira de falar, se pintar, e se adornar para as festas. Mata de Cafurna, tem aproximadamente 500 hectares, equivalente a duas mil tarefas de terras indígenas, com sua imensa barragem que nos anos 50 abastecia a população daquela cidade, atualmente com árvores frondosas para a prática das atividades indígenas, contém: frutas, verduras, e uma infinidade de atividades que servem para o uso daquela comunidade. "Registros da Realidade" visitou aquela aldeia, e documentou o Índio Lenoí "Tibiriçá" fazendo suas demonstrações com o arco, a flecha, e o tacape, ensinando aos demais companheiros ìndios, como se defender de inimigos que porventura venha atacar aquela comunidade indígena.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

PINTO DE LUNA UM FEDERAL POLIVALENTE

IMAGEM: EDSON SILVA
Esteve em Palmeira dos Índios nessa última Quarta-feira 15, no auditório da casa Museu Graciliano Ramos, o delegado da Polícia Federal de Alagoas, Pinto de Luna. Aquela autoridade veio a Palmeira, a convite de vários segmentos da sociedade palmeirense para fazer uma explanação de como combater a corrupção por parte de determinados políticos do estado, e explicar a população sôbre as causas indígena existente no município. Na oportunidade Pinto de Luna citou vários exemplo de casos considerados graves praticados por políticos corruptos alagoanos, como por exemplo ameaças ao própio delegado, em resposta dada a eles pela operação taturana. Luna prometeu resolver com transparência para a sociedade, junto as demais autoridades do estado, uma solução sólida, vez que estamos lidando com gente de alto poder aquisitivo, mais iremos darmos umas respostas aos mesmos. Quanto a causa criada por indígena, Luna contará com a compreensão de ambas as partes, tanto os indígenas quanto os proprietários de terras, para que não venha haver desentendimento, e ocorra sem nescessidade um derramamento de sangue no futuro. Garantindo assim que todos sairão ganhando com o entendimento democrático de ambas as partes, garantiu Luna.

O RETORNO DE UM COMPETENTE BLOGUEIRO

IMAGEM: EDSON SILVA
O grande amigo e também blogueiro Maikel Marques, está passando por um longo descanço merecido, retornando suas atividades ao cenário jornalístico somente em maio. Esse amigo Edson Silva, manteve contato com o mesmo, e ele me afirmou que somente retornará sua luta diária na redação como editor executivo do caderno CIDADES, do Jornal de maior circulação no estado, a Gazeta de Alagoas, somente em maio. Sua coluna diária INTEGRAÇÃO, continua sôbre a responsabilidade dos competendes jornalistas da sucursal da Gazeta em Arapiraca, Fernando Vinícios e Patrícia Bastos, cujo objetivo é de informarem aos leitores com transparência tudo que ocorrer nos bastidores da política do nosso estado. Diversos amigos clamaram sua volta de imediato, apelaram para o santo "Protetor de Regresso" abusaram da boa vontade do santo, acenderan 1999 velas em intensão, para que o mesmo quebrasse sua corrente, e voltasse de imadiato ao trabalho, mais não houve nhenhum geitinho brasileiro que o trouxesse de volta. Surpresa mesmo foi quando vários amigos marmanjos, choravam e clamavam por sua volta, entre elas, amigas de profissão e demais seguidores do seu competente informativo: Blog, Coluna e Caderno. Infelizmente seu regresso, deverá acontecer somente em maio.

sábado, 11 de abril de 2009

JESUS REI DOS JUDEUS EM PALMEIRA

IMAGENS: EDSON SILVA

>>>>Religião>>>> A Lua ilumina as cenas da peça religiosa de "Jesus Rei dos Judeus".


A Cidade do alto da Serra do Goiti, sua imagem nos enaltece com sua beleza e exuberança.

O Cristo que abraça e acolhe a todos os vizitantes.






Realizado há 7 anos, no maior teatro ao ar livre em Palmeira dos Índos, na serra do Goiti, a encenação religiosa entitulada:"JESUS REI DOS JUDEUS" do diretor Julierme Galindo. Sua apresentação conta com 170 atores palmeirenses, e a primeira Maria negra no papel principal. O espetáculo iluminado sôbre um luar exuberante, embelezando as cenas, a cidade, a participantes, e convidados. A peregrinação é uma tradição de milhares de pessoas que sobem todos os anos para pagarem suas promessas, ou simplesmente vislumbrar a paisagem, a natureza com uma visão previlegiada, oferecido pela mesma. É nesse cenário de fé que se realiza há 7 anos um grande espetáculo religioso para inúmeros fiéis palmeirenses e visitantes. Os mesmos admiram do alto da serra, o Luar, e tantas outras naturezas juntas em uma só noite. A Lua, Gente bonita, e o Cristo do Goiti, completamente iluminado, aos olhos de quem se faz presentes, superlotando aquela localidade para assistirem ao grande espetáculo. É simplesmente um colírio para os olhos de quem participa e assiste, enxerga toda naturalidade numa só noite.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

"JESUS REI DOS JUDEUS" EM PALMEIRA

Imagens: Edson Silva >>>>Religião >>> O Diretor de Jesus Rei dos Judeus, Julierme Galindo, que pela quinta vez dirige o espatáculo, conversa com seus atores no alto da Serra do Goití, local da apresentação, se deslumbrando com a paisagem exuberante da cidade.


Vemos o Palco da Encenação da Santa Ceia, e em segundo plano, a imponente Catedral Diocesana da cidade de Palmeira dos Índios.

O Tribunal do Governo Romano, no segundo plano, ver-se a cidade de Palmeira dos Índios.


Do alto da serra do goiti, na histórica cidade de Palmeira dos Índios, populares irão assistir o espetáculo religioso, e terão o previlégio de ver em segundo plano a visão geral de toda cidade. Sôbre a direção cênica do pós-graduado em metodologia de Ensino de Artes, com 20 anos de atuação, Julierme Galindo estará pela 7ª vez dirigindo o maior espetáculo ao ar livre. "JESUS REI DOS JUDEUS" terá duas apresentações, 9 e 10 do corrente as 20:30 na Serra do Cristo do Goití. O espetáculo contará com 170 atores no geral, e terá dois novos cenários, Crusificação e Templo, com algúns que passaram por várias reformas. Um telão estará montado para melhor vizibilidade dos visitantes, que estarão acomodados nas arquibancadas. Os mesmos terão a oportunidade de assistirem quadros de pintores famosos, retratando passagens Bíblicas como lembra Leonardo da Vincchi, entre outros. No papel principal como Jesus, o ator palmeirenses Cícero Santos, e no papel de Maria Madalena, será representada pela atriz Araine Patrícia, a Maria negra do espetáculo da Serra do Goití. A espectativa é que será vista por mais de 8 mil pessoas nas duas noites de apresentações, segundo a estimativa de seus organizadores.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

CCJ APROVA PEC DOS VEREADORES

IMAGEM: EDSON SILVA ->>>>>> Política
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou nesta quarta-feira relatório do deputado Flávio Dino (PCdoB-MA) que obriga a Câmara a promulgar o aumento do número de vereadores no País dos atuáis 51.748 para 59.791, comforme prevê a chamada Proposta de Emenda Constitucional (PEC) dos Vereadores (333/04). A PEC será emcaminhada ao Plenário da casa. As informações são da Agência Câmara. O Senado aprovou a proposta, originária da Câmara, em dezembro do ano passado, mas retirou do texto o limite de gastos com as câmaras municipais. A Mesa da Câmara entendeu que o texto havia sido substancialmente modificado e optou por promulgar a proposta. A decisão da Mesa foi questionada pelo deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que apresentou recurso para que a CCJ se manifestasse. Flávio Dino argumentou que os dois temas-aumento na quantidade de vereadores e redução de despesas das câmaras municipais - são "dissociáveis", que obrigaria a Câmara a promulgar o que foi aprovado pelo Senado. A CCJ já havia votado nesta manhã um requerimento do deputado Índio da Costa (DEM-RJ) para retirar o assunto de pauta, mas o pedido foi negado. Com essa decisão da Comissão de Constituição e Justiça, serão beneficiados os suplentes de vereadores palmeirenses. Sheila Duarte (foto) Roberto Cândido, Salomão Torres, Márcio Henrique e Victo Medeiros assumirão suas vagas como vereadores, apartir de junho do ano em curso, vez que a Câmara Municipal de Palmeira dos Índios, entrará em recesso em junho próximo. Fonte: TERRA